Você sabia que se o pagamento do seu benefício do INSS ficar sem movimentação por mais de 60 dias, ele pode ser suspenso? Essa regra vale principalmente para quem recebe por cartão magnético, sem conta-corrente. Mas calma! Há formas de evitar problemas e garantir que o seu dinheiro continue seguro.
Se você, por algum motivo, não pode movimentar o pagamento, é possível nomear um procurador para representá-lo. Confira como proceder:
1. Problemas de Saúde ou Dificuldade de Locomoção
Apresente um atestado médico que comprove a situação.
Em casos de internação, será necessário uma declaração da clínica.
2. Viagens ou Ausência Temporária
Informe por escrito a duração e o destino da viagem (no Brasil ou exterior).
A procuração deve ser assinada e, se for inviável, precisa ser feita em cartório.
3. Beneficiário Incapacitado de Manifestar Vontade
Um representante legal deve ser nomeado pela Justiça para administrar o benefício.
Além disso, há a opção de se cadastrar como administrador provisório. Nesse caso, cônjuges, filhos, netos, pais ou avós podem receber os pagamentos por até 6 meses.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Se o pagamento foi suspenso, não se preocupe! Você pode:
Reativar o benefício e solicitar pagamentos atrasados pelo aplicativo Meu INSS (site ou app) ou pelo telefone 135.
Anexar documentos online, sem precisar ir à agência.
Se preferir, agende o atendimento presencial para entregar os documentos necessários.
NÃO PERCA SEU BENEFÍCIO! Informe-se, atualize-se e aproveite as facilidades que o INSS oferece para manter sua renda protegida e acessível.