Nesta sexta-feira (20), a governadora Raquel Lyra celebrou um marco para o abastecimento de água em Pernambuco. Com a apresentação da Adutora do Alto do Capibaribe , um empreendimento de 70 milhas de extensão, e a autorização para a nova etapa da Adutora do Agreste , a gestão reforça seu compromisso com o acesso à água e o desenvolvimento regional.
Benefício imediato para Santa Cruz do Capibaribe e além
A Adutora do Alto do Capibaribe transporta águas do Rio São Francisco , através da transposição, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1, em Santa Cruz do Capibaribe. Além de reduzir o rodízio de água pela metade na cidade, o projeto beneficiará outros municípios, como Jataúba , contribuindo diretamente para o fortalecimento do polo de confecção da região.
Nova etapa da Adutora do Agreste
Durante a cerimônia, Raquel Lyra assinou uma ordem de serviço para a nova fase da Adutora do Agreste , um investimento de R$ 30 milhões que promete impactar positivamente seis municípios: Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Vertente do Lério e Santa Maria do Cambucá , com Brejo da Madre de Deus sendo beneficiado de forma indireta.
Impacto e projeção
A obra, com previsão de entrega para outubro de 2025 , fará parte do maior sistema integrado de abastecimento de água do Brasil, fornecendo 371 litros por segundo para cerca de 230 mil pessoas .
“Essa nova etapa fortalece a distribuição de água, essencial para o desenvolvimento de nossas regiões. Estamos conectando cidades e vidas ao recurso mais precioso que temos.”
— Almir Cirilo , secretário estadual de Recursos Hídricos.
O que vem pela frente
Sob execução da Compesa , a nova etapa será realizada a partir de janeiro de 2024 pelo programa Águas de Pernambuco . O projeto inclui a implantação de cinco quilômetros de adutora em ferro fundido, com diâmetros de 300mm a 1.200mm, e a construção de estruturas auxiliares de controle e travessias.
Compromisso com o futuro
Com ações estratégicas como essas, Pernambuco segue avançando na garantia de acesso à água potável, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de suas regiões. 💧✨
Fonte: Diário de Pernambuco